Alimentos para hidratar o corpo e combater os dias de calor

Updated: Nov 4, 2019



Os picos de calor conduzem, frequentemente, a situações de desidratação que, por vezes, se confundem com cansaço ou irritabilidade.

Eis alguns alguns alimentos top que devem ser consumidos regularmente de forma a evitar o desconforto na época mais quente do ano:


1 - Água, nada mais simples para hidratar de forma equilibrada. Ter atenção à natureza, qualidade da água, características próprias no funcionamento do sistema renal, historial clínico. O mais sensato será variar no tipo de água, escolher águas de boa mineralização, alterando com águas de nascente de menor mineralização, dessa forma não sobrecarregamos os rins nem criamos descompensações.


2- Sumos naturais (água de coco, gengibre, lima) De sabor agradável e de elevado conteúdo em eletrólitos, são óptimos re-hidratantes. Importante não adicionar açúcar.


3. Infusões (hibisco, rooibos, cavalinha, urtigas, hortelã,…), podem ser ingeridas como refresco ou como alternativa é possível fazer agradáveis e refrescantes gelados.


4. Melancia, meloa, melão, uvas, maçãs, pêras, pêssegos (aproveite a maior variedade de fruta desta época). Óptima opção para um lanche prático fora de casa ou para uma agradável passeio, basta preparar a fruta numa caixa e podemos assim desfrutar de um snack saboroso e nutritivo.


5. Alface, germinados, courgette, pepino, saladas

Para uma refeição ligeira, são óptimos ingredientes, para além de hidratarem de forma eficaz.



6. Sopa de gaspacho Pode compor uma refeição leve e surpreendentemente refrescante e que desperta os sentidos pela riqueza dos ingredientes (tomate, pimentos, ervas, especiarias).​

Jorge Martinho, Naturopata @Psicomindcare


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