Psicomindcare 2019. Todos os direitos reservados. 
Os conteúdos deste website podem ser alterados sem aviso prévio.

NIPC: 510 263 631

O que é o Coaching?

Coaching é um processo interventivo, uma metodologia, que se baseia num conjunto de técnicas, como por exemplo a Programação Neurolinguística (PNL), que possibilitam o auto-desenvolvimento de habilidades, nos vários quadrantes da vida.

Quando não estamos bem em qualquer área da nossa vida, as restantes àreas acabam sendo prejudicados, também. Então, os desequilíbrios poderão condicionar o bem-estar  profissional, pessoal, emocional e relacional.

As sessões de coaching podem ser realizadas individualmente ou em grupo, Conhecendo primeiramente  o estado actual e o que deseja antingir, nas sessões seguintes tabalha a concretização de metas e objectivos de forma, comprovadamente rápida e eficaz.

o que diferencia um sonho de um objetivo é o que faz para o concretizar!
Quais as diferenças entre  psicoterapia e coaching?

A psicoterapia é tal como o nome indica, uma terapia e apenas pode ser realizada por psicólogos. Envolve um conjunto de técnicas que analisam e intervêm nos problemas emocionais, comportamentais e/ou transtornos mentais.
Com carácter clínico, analisa e aprofunda os conteúdos trazidos pelo cliente em cada sessão e nesse sentido não existe um tempo predefinido porque o tempo é o tempo de cada pessoa e como é um trabalho em profundidade poderão surgir outros sintomas e/ou outros objetivos durante o processo psicoterapêutico.


O coaching não é psicoterapia, consiste num processo de transformação intenso com o olhar sobre a solução e não na causa do problema.

O papel do Coach é orientar o cliente rumo ao estado desejado, utilizando ferramentas que capacitam o individuo e potencializam o desempenho pessoal e profissional. As técnicas utilizadas estão cientificamente comprovadas relativamente à sua eficácia, nomeadamente no aumento da autoestima,  autoconfiança, produtividade e gestão de tempo, reduz o stress e promove a proatividade, no geral promove o bem-estar e a qualidade de vida. O processo de coaching tem uma estrutura definida, é breve e focado nos resultados identificados pelo coachee.


O trabalho de parceria entre o coach e o cochee promove o desenvolvimento da inteligência emocional e o reconhecimento das suas capacidades e do seu potencial são uma consequência positiva que transmitirão confiança e uma nova visão do mundo que o rodeia.

Em ambos os casos, pressupõe-se uma relação baseada na empatia, ética e sigilo profissional.

Como funciona o Coaching?

A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos.

Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas.

Deixe de ser um copo...
Torne-se um lago...