Psicomindcare 2020. Todos os direitos reservados. 
Os conteúdos deste website podem ser alterados sem aviso prévio.

NIPC: 510 263 631

O que é o comportamento alimentar?

O comportamento alimentar diz respeito aos fatores sociais, culturais e psicológicos que estão associados a um padrão de hábitos alimentares.

Para além do que se come é estudado como se come, ou seja, se existe maior apetência para a comida, em particular para determinados alimentos ou, se pelo contrário, se existe evitamento de  alimentos.

É fácil perceber que se a alimentação não for saudável e adequada o nosso corpo adoece e o peso reflete isso! O que se trabalha é a relação e o significado que a pessoa dá à comida.

Toda a gente sabe o que deve comer, então porque não o consegue fazer?

Sabe-se que nas famílias em que as relações são disfuncionais existe uma maior probabilidade de se desenvolverem Perturbações Alimentares.

Estados ansiosos e depressivos estão, frequentemente, lado a lado com hábitos alimentares pouco saudáveis.

 

Muitas das situações de  Perturbação Alimentar estão, significativamente, associadas a situações ou experiências traumáticas.

 

Os nossos programas são individualizados e adaptados às necessidades de cada pessoa. Trabalham de forma multidisciplinar os fatores biológicos, psicológicos e motivacionais associados ao problema, com recurso a diversas técnicas e áreas interventivas, em função do que é mais ajustado a cada caso, nomeadamente:

  • psicologia/psicoterapia;

  • coaching alimentar e motivacional

  • hipnoterapia

  • consultas de nutrição e reeducação alimentar 

  • medicação (convencional ou naturopática)

Como funciona

Numa primeira fase é feita uma avaliação da situação e das áreas a  intervencionar; com base nos na informação recolhida é elaborado o plano terapêutico mais adequado.

Em alguns casos será aplicável consultas das várias áreas interventivas

Ao longo do programa há uma avaliação continua do ajuste da intervenção e da evolução da pessoa 

contacte-nos! Juntos encontraremos uma solução.