top of page

Vida Nova no Novo Ano



A entrada em cada Novo Ano é rodeada de diversas crenças e tradições, sendo comum a procura da diversão , cor e celebração. Tudo para entrar no novo ano com o pé direito.


Muitos países têm as suas particularidades. Por exemplo, em alguns locais de Itália deitam pela janela coisas velhas para deitar fora o que não prestou no ano que termina. Noutros países não se pode entrar no novo ano vestido de branco.

Noutros, as pessoas cobrem-se com argila branca, como símbolo de purificação, para se livrarem das energias negativas acumuladas ao logo do ano.


Em Portugal há a tradição de, pelas 12 badaladas, bater tachos, abrir espumante e comer as 12 passas, uma para cada um dos habituais desejos.


Este ano deixo um desafio: (com ou sem passas, consoante o que lhe faz sentido) por cada badalada e para cada desejo pense numa nova atitude para o conquistar. Então se o seu desejo é, por exemplo, ter saúde, identifique o que vai passar a fazer para isso, por exemplo: vou passar a fazer caminhadas, vou ter uma alimentação mais saudável, vou cuidar da minha saúde física e emocional e por aí adiante, para cada um dos seus desejos.


Votos de bons desejos e de bons novos hábitos para o Novo Ano! Brindemos a uma Nova Vida!


Helena Coelho, psicóloga @psicomindcare





483 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page