top of page

Personalidade Paranoide




A Perturbação da Personalidade Paranoide é pautada por uma enorme desconfiança e consideração de que as ações dos outros, ou a falta delas, têm o propósito de questionar ou prejudicar , mesmo perante evidências ou argumentos válidos que contrariam isso.


Em situações divergentes, as pessoas com esta perturbação da personalidade tomam isso como um ataque pessoal e tendem a guardar rancor.



Algumas características mais marcantes deste modo de funcionamento são:

  • suspeita, recorrente, que os outros estão a explorar, enganar ou prejudicar;

  • dúvidas injustificadas sobre a confiabilidade das pessoas

  • propensão para considerar que está a ser atacado(a), reagindo com hostilidade

  • interpretação errónea de comentários benignos.


São exageradamente cautelosos, fiscalizam minuciosamente tudo e todos. Escondem, investigam e são pouco transparentes por desconfiarem que os outros possam ser pouco íntegros ou genuínos. Vivem num registo de que os outros estão contra si, quando divergem de si.


Quando em conjunto com acentuados traços narcísicos, e por isso manipulativos, pessoas com personalidade paranoide podem alavancar desconforto relacional, tanto no contexto pessoal como nos seu locais de trabalho, confiando apenas em quem sentem que as entende, procurando influenciar de forma intencional e premeditada os outros.


Nas Perturbações da Personalidade a psicoterapia deve ter como objetivo o suporte, a psicoeducação e o desenvolvimento de estratégias adaptativas, em vez da mudança nos processos mentais. Ainda assim, é muito comum a pessoa desistir por "não ver resultados", não considerando que o seu modo de Ser está a condicionar o processo terapêutico.


Trata-se duma patologia do SER e não é enquadrável em situações clínicas expressas em sintomatologia típica, ainda que muitas vezes exista alguma comorbilidade. Por este motivo a psicoterapia visa, essencialmente, o estabelecimento de modos de funcionamento mais adaptativos.


by Helena Coelho, psicóloga clínica @psicomindcare






Recent Posts

See All
bottom of page