top of page

Alimentação e Flatulência


Alimentação e Flatulência

De forma a elaborar uma dieta adequada é fundamental fazer um registo e associar o consumo de alimentos e o agravamento dos sintomas de flatulência, sendo que,os suspeitos do costume normalmente são: leite e sobremesas lácteas, iogurtes de má qualidade, alimentos açucarados com farinhas refinadas, pão refinado ou mesmo com sementes (em alguns casos) e principalmente pouco cozido, leguminosas inteiras e sem associação com as algas (com excepção da soja e feijão azuki).


Para diminuir os sintomas, será importante reforçar as ervas aromáticas e uma pitada de especiarias. Em relação às ervas, destaco a hortelã, o poejo, orégãos, manjericão, quanto às especiarias, a canela e o gengibre.


Para além do reforço destes condimentos na confeção podemos ainda optar por tisanas de cidreira, salva, lucia-lima, erva-príncipe, hortelã pimenta ou erva-são-roberto onde se pode adicionar uma pitada de especiarias potenciando o seu efeito carminativo.


Não esquecer ainda a importância destes condimentos no sentido de evitar o uso excessivo de gorduras, sal e fontes de açucares na confeção dos alimentos.


Jorge Martinho, Naturopata @psicomindcare

278 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page