7 estratégias para controlar o apetite de doces por impulso

Updated: Jul 4, 2019



Há alturas em que apetece mesmo um doce! E estamos rodeados por várias tentações açucaradas!

Veja como podem actuar para minimizar o risco de se tentar:

  1. DORMIR, é a palavra chave. Uma noite tranquila e repousante, normaliza os nossos reguladores hormonais, condição essencial para controlar de forma eficaz estes impulsos.

  2. RESPEITAR os BIORRITMOS É importante avaliar os nossos ciclos biológicos e procurar por corrigir horários e actividades, se necessário corrigir descompensações em períodos críticos de maior desgaste com o suporte nutricional como por exemplo o reforço de GABA ou melatonina.

  3. REDUZIR o STRESS Como nem sempre podemos evitar a exposição ao stress, apenas aprender a gerir os níveis de tensão que sentimos. A naturopatia possui várias formas de minimizar o impacto do stress no nosso organismo. E não se esqueça de RESPIRAR, deeevaaagaaar!

  4. MASTIGAR bem Etapa essencial para uma boa digestão, bom funcionamento de todos os órgãos envolvidos no processo digestivo e para uma regulação da saciedade. Ao mastigar bem os alimentos de elevada densidade nutricional, com mais fibra, estamos a dar um importante sinal ao cérebro. Também a nível do preenchimento gástrico e menor assimilação de açúcares e gorduras no intestino devido ao elevado teor de fibras ingerido. Por isso é importante mastigar pausadamente, ensalivando bem os alimentos e de forma a ter menos porções disponíveis no prato.

  5. DIMINUIR o consumo de ALIMENTOS REFINADOS, com elevado teor de açucares simples, ou seja, de rápida assimilação e reduzida quantidade de fibra, vitaminas e minerais importantes para regular o nosso metabolismo.

  6. DIMINUIR a CARÊNCIA de GORDURA Sim, leu bem, nem toda a gordura é má, nociva para a saúde. Normalmente exageramos em gorduras processadas com alto teor de ácidos gordos hidrogenados e saturados e esquecemos as fontes naturais de ácidos insaturados e alguns aminoácidos, muito importantes para regulação o nosso sistema nervoso e não só!.

  7. PLANEAR as refeições e as compras da mercearia. Esta preciosa gestão do tempo permite fazer as escolhas mais certas nas escolhas dos alimentos mais equilibrados e evitar saltar refeições ficando largas horas em jejum criando assim desajustes a nível hormonal e agravando o apetite voraz por doces, afinal são combustíveis de assimilação rápida!

Jorge Martinho, naturopata @Psicomindcare


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