Psicomindcare 2019. Todos os direitos reservados. 
Os conteúdos deste website podem ser alterados sem aviso prévio.

NIPC: 510 263 631

 

 

Estimulação cognitiva computorizada

A estimulação cognitiva computorizada consiste num sistema de treino das funções cognitivas (como por exemplo a memória e a atenção) eficiente e motivador através de conteúdos multimédia. Foi desenvolvido tendo por base as mais avançadas investigações no campo da psicologia, estando a sua eficácia devidamente comprovada e suportada pelos vários estudos científicos.

O plano de treino é personalizado ás funções especificas a trabalhar e à idade, sendo definido e mediado pelo psicólogo.

Os programas podem ser utilizados para treino de diferentes capacidades. Tem-se mostrado particularmente útil no desenvolvimento de competências nas seguintes situações:

  • Perturbação Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e seus vários subtipos;

  • comprometimento ao nível da memória;

  • comprometimento ao nível do controlo dos impulsos e do planeamento de ações;

  • comprometimento da capacidade visuo-motora

  • demência ou danos causados, por exemplo, por acidentes ou AVC.

 

Como funciona

Numa fase inicial é feita uma avaliação psicológica para conhecer as áreas cognitivas mais fragilizadas e o grau de comprometimento.

Em função dos resultados é feito o planeamento das provas a aplicar e a duração da intervenção. Em cada treino é obtida a evolução nas provas, que se relaciona com o potencial de melhoramento da função a trabalhar. 
Em cada sessão pode, complementarmente, ser realizada uma abordagem compreensiva e emocional.

A quem se destina

- crianças e jovens, para desenvolvimento do seu potencial de aprdendizagem

- despiste e intervenção na Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção

- adultos e seniores, com algum tipo de comprometimento ao nível cognitivo.

outros programas

Criatividade
Este programa tem como principal objecto estimular a imaginação, a capacidade de fantasiar e de criar. Está indicado para qualquer criança/jovem e, em particular, para as que têm um funcionamento muito introspectivo ou que têm dificuldades em expressar o que sentem.

Aplicação: Individual ou em grupo (escolas, centros de estudo, OTL)
Discalculia 6 a 9 anos
Este programa tem como objectivo estimular as aptidões aritméticas necessárias para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo.

Aplicação: Individual ou em grupo (escolas, centros de estudo, OTL)
Leitura e escrita 6 a 9 anos
Este programa tem como objectivo estimular as aptidões na leitura e na escrita para a aprendizagem da língua portuguesa

Aplicação: Individual ou em grupo (escolas, centros de estudo, OTL)
EmocionalMente
Conhecer e compreender as emoções é fundamental para desenvolver ferramentas de auto-controlo, de resistência à frustração e promover comportamentos mais assertivos na escola e na família

Aplicação: Individual ou em grupo
Motivação para a escola 6 a 9 anos
Este programa tem como objectivo estimular as competências sociais e pessoais de forma a potenciar a motivação para as aprendizagens escolares.

Aplicação: em grupo (escolas, centros de estudo, OTL)
Show More