top of page

 

 

Estimulação cognitiva computorizada

A estimulação cognitiva computorizada consiste num sistema de treino das funções cognitivas (como por exemplo a memória e a atenção) eficiente e motivador através de conteúdos multimédia. Foi desenvolvido tendo por base as mais avançadas investigações no campo da psicologia, estando a sua eficácia devidamente comprovada e suportada pelos vários estudos científicos.

O plano de treino é personalizado ás funções especificas a trabalhar e à idade, sendo definido e mediado pelo psicólogo.

Os programas podem ser utilizados para treino de diferentes capacidades. Tem-se mostrado particularmente útil no desenvolvimento de competências nas seguintes situações:

  • Perturbação Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e seus vários subtipos;

  • comprometimento ao nível da memória;

  • comprometimento ao nível do controlo dos impulsos e do planeamento de ações;

  • comprometimento da capacidade visuo-motora

  • demência ou danos causados, por exemplo, por acidentes ou AVC.

 

Como funciona

Numa fase inicial é feita uma avaliação psicológica para conhecer as áreas cognitivas mais fragilizadas e o grau de comprometimento.

Em função dos resultados é feito o planeamento das provas a aplicar e a duração da intervenção. Em cada treino é obtida a evolução nas provas, que se relaciona com o potencial de melhoramento da função a trabalhar. 
Em cada sessão pode, complementarmente, ser realizada uma abordagem compreensiva e emocional.

A quem se destina

- crianças e jovens, para desenvolvimento do seu potencial de aprdendizagem

- despiste e intervenção na Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção

- adultos e seniores, com algum tipo de comprometimento ao nível cognitivo.

Programas psicoeducativos (não computadorizados)

recupera.png

RECUPERA 1

Modalidade: individual, grupo

Este programa está indicado para crianças em o desenvolvimento das capacidades mentais que se encontra comprometido, ou para potenciar as habilidades cognitivas no geral (atenção, memória, etc.)

Idade:

6 a 9 anos

matematica.jpg

CARDINAL

Modalidade: individual, grupo

Este programa tem como objectivo estimular as aptidões aritméticas necessárias para a aprendizagem da matemática no 1º ciclo.

Idade: 

6 a 9 anos

roer-as-unhas.jpg

PAI

Modalidade: individual, grupo

Este programa tem como objectivo promover alterações no comportamento e no bem estar percepcionado pela criança, sendo indicado para situações de medos, dificuldades em se relacionar com os outros, evitamento de locais ou outras manifestações ansiosas.

Idade: 

+ de 6 anos

recupera.png

RECUPERA 2

Modalidade: individual, grupo

Este programa está indicado para crianças em o desenvolvimento das capacidades mentais que se encontra comprometido, ou para potenciar as habilidades cognitivas no geral (atenção, memória, etc.)

idade:

10 a 14 anos

Crianças lendo ao ar livre

ERA UMA VEZ...

Modalidade: individual, grupo

Este programa tem como objectivo estimular as aptidões na leitura e na escrita para a aprendizagem da língua portuguesa.

Idade: 

6 a 9 anos

quadro-decorativo-arvore-roxa-55x100-arv

ÁRVORE ROXA

Modalidade: individual, grupo

Este programa tem como principal objecto estimular a imaginação, a capacidade de fantasiar e de criar. Está indicado para qualquer criança e em particular para as que têm um funcionamento muito introspectivo ou que têm dificuldades em expressar o que sentem.

Idade: 

+ de 6 anos

ME 2.jpg

MOTIVARES

Modalidade: grupo

Este programa tem como objectivo estimular as competências sociais e pessoais de forma a potenciar a motivação para as aprendizagens escolares.

Idade: 

6 a 9 anos

child_model

EMOCIONALMENTE

Modalidade: individual, grupo

Sabe-se da investigação que as emoções condicionam o uso das capacidades cognitivas. Conhecer e compreender as emoções é fundamental para desenvolver ferramentas de auto-controlo, de resistência à frustração e promover comportamentos mais assertivos na escola e na família

Idade: 

+ de 6 anos

bottom of page