Psicomindcare 2019. Todos os direitos reservados. 
Os conteúdos deste website podem ser alterados sem aviso prévio.

NIPC: 510 263 631

 

Biodanza- pedido de marcação

 

horário das aulas: sábados, 18h30

O que é a Biodanza?



A biodanza é um processo de desenvolvimento humano que promove a saúde, bem-estar, alegria e o relaxamento. Através da realização de exercícios específicos de dança e movimento em grupo, ao som do ritmo e melodia da música, desenvolve os vários níveis de e vinculo com a própria pessoa, com o outro e com o Todo. A biodanza foi criada no Chile, pelo antropólogo, sociólogo e poeta Rolando Toro Araneda, há cerca de 50 anos.

De acordo com as palavras do próprio Rolando Toro: a biodanza "é um caminho para reencontrar a alegria de viver"... "É a intenção de dançar o que está vivo dentro de nós".

A prática da biodanza tem efeitos terapêuticos:

 

Do ponto de vista fisiológico;

Promove o bem – estar, contribuindo para uma diminuição do nível de stress, ajudando na regulação do sono e da tensão arterial, na perceção da energia vital, na autorregulação, na renovação orgânica, no reforço do sistema imunológico do indivíduo (participante).

 

Do ponto de vista psicológico;

Funciona como antidepressivo, na medida em que o estímulo da música, do movimento e da relação com o grupo, provocam uma reação positiva, sendo reforçada pelo efeito fisiológico da aula que durante a primeira parte, graças ao ritmo e alegria, estimula a adrenalina e a noradrenalina e, na segunda parte, com a regressão estimula a dopamina, serotonina e oxitocina regulando o humor e gerando bem-estar.

 

Do ponto de vista existencial:

Funciona como um reforço da autoestima fruto do estímulo geral da alegria e prazer de viver, da melhoria das relações com os outros, do reforço das capacidades de expressão e das competências pessoais.

 

 

O que é necessário para praticar Biodanza?

 

Roupa confortável e em camadas ou seja levar uma t-shirt de manga curta assim como uma camisola mais quente, consoante a estação do ano, calças largas e muito confortáveis.

Normalmente a biodanza é praticada descalço, mas podem ser utilizadas meias antiderrapantes para quem preferir;

Levar uma garrafa de água;

A aula tem uma duração de 2 horas e é sempre realizada em grupo; na primeira meia hora temos uma partilha verbal onde os praticantes falam na primeira pessoa o que sentiram na aula anterior e quais as emoções que estiveram mais presentes em determinados exercícios. Após um curto intervalo e durante uma hora e meia os participantes são convidados a dançar e a expressar através de uma escolha criteriosa de música e de exercícios.

Periodicidade – uma vez por semana

Qualquer aula de biodanza é um convite a expressar e a manifestar os seus potenciais genéticos. Não existe qualquer tipo de julgamento e trata-se de danças sem coreografia, apesar do facilitador dar algumas orientações e efetuar algumas demonstrações antes do exercício proposto.

Durante a sessão não é utilizado o uso da palavra.

No final da aula os participantes podem conviver, jantar, mesmo lanchar partilhando a comida ou indo comer fora se assim o entenderem. Pretende – se com a biodanza criar um continente afetivo que é dado pelos vínculos que se estabelecem entre os participantes, criando assim condições para que sejam desenvolvidas verdadeiras relações de amizade e de camaradagem.

 

by Conceição Capela

Facilitadora Titulada de Biodanza