top of page

A Dor que não se vê



A 13 de janeiro assinala-se o dia Mundial de combate à Depressão. Habitualmente, nestas datas comemorativas instala-se uma espécie de espírito natalício de solidariedade. Contudo, nos restantes 364 dias falar nisso ainda é tabu ou, simplesmente, não se lhe dá a necessária importância.


Se alguém tiver febre, tosse, espirro, provavelmente, as pessoas dirão: "vá para casa descansar e curar essa constipação".

Mas a Saúde Mental ainda é filha de um Deus menor.


Talvez escrevendo em maiúsculas ajude: DEPRESSÃO É UMA DOENÇA CRÓNICA, que tira qualidade de vida e muitas vezes a própria vida.


Poderíamos falar de prevalência, de taxa de absentismo, de baixa produtividade e talvez assim os gestores levantassem o olhos das projeções financeiras, mas o carimbo de preguiça, fraqueza, fragilidade, coisa de gaja, ou pior, de louco continua lá.

E quando bate à porta, fala-se baixinho e esconde-se que se vai ao psicólogo, afinal ninguém pode saber.


Para se combater a depressão individual há que combater a ignorância patológica, social e empresarial, que leva a que se olhe de lado para uma dor que não se vê.

Então, por medo ou vergonha, a depressão mascara-se de Sr. Contente, de um sorriso falso, de um entusiasmo que esgota, de um grito para calar a dor.


Há mais de 800 mil suicídios por ano, a nível mundial e mais de 16 milhões de tentativas anuais. Em Portugal é a 2° causa de morte em população jovem (entre os 10 - sim leu bem - e os 19 anos).


E se a identificação ao ato pode ser usada como desculpa para não se falar e expor estas situações, então porque não explorar esta possibilidade para promover uma identificação à possibilidade de outras saídas, de soluções que evidenciam a conquista de bem-estar?


Sim, a depressão é uma doença crónica, mas há soluções que funcionam, há vidas que tomam novos sentidos. Mas só se pode mudar o que se conhece e o que faz parte de uma consciência individual e coletiva.


Enquanto não for encarada com seriedade e sem o estigma da fragilidade, continuarmos a contribuir para ver os números a subir no dia 13 de janeiro de cada ano.


by Helena Coelho, psicóloga @psicomindcare



139 views1 comment

Recent Posts

See All

1件のコメント


ASC Group
ASC Group
1月20日

ASC Group's GST Consultancy Services in India will ensure that your business is compliant with GST laws.Our GST consultants will guide you in understanding the Goods and Service Tax Act that was adopted by the Indian Government on March 29, 2017 and implemented on July 1, 2017.Choose the GST registration best suited to your company's needs. Navigate the GST rules with ease.ASC Group can provide comprehensive GST solutions that will keep you on the right-side of the law.Trust our expert guidance to effectively manage your GST.ASC Group is India's leading GST consultant.

いいね!
bottom of page